Disciplina de Pós-Graduação 2022.1 — Os desafios da democracia na América Latina contemporânea

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Ibero-Americanos convida alunos e alunas de pós-graduação da PUC-Rio e de outras universidades a se inscreverem na disciplina interdepartamental Os desafios da democracia na América Latina contemporânea, que acontece ao longo de 2022.1 às sextas, de 9 às 12h, na sala K120.

O curso discutirá algumas das dinâmicas e os principais desafios que hoje caracterizam as práticas da cidadania e da democracia na América Latina, relacionando-as às transformações ocorridas desde fins do século XIX. Explorará a relação entre os mecanismos políticos representativos e participativos ainda vigentes; a diversidade da construção de alteridades na região; a sua associação de longa data à exclusão política, por meio de formas variadas de dominação social, econômica e cultural; e as clivagens raciais, étnicas e religiosas que acompanham os processos de exclusão/inclusão verificados nessas sociedades.

Sempre que possível buscaremos lançar um olhar interdisciplinar a esses temas, valorizando o diálogo entre diferentes campos de conhecimento e seus aparatos teóricos à luz da experiência particular desse espaço latino-americano. Alguns palestrantes estrangeiros poderão ser convidados, com o propósito de trazer novos enfoques e contribuições à reflexão sobre a cidadania e a democracia na região.

Ao longo do semestre, contaremos com aulas de professores dos departamentos de Direito, História, Relações Internacionais, Geografia, Letras e Comunicação Social. A primeira parte do curso abrangerá leituras gerais e teóricas com o objetivo de criar linguagens e referências comuns para o tratamento das várias questões que buscaremos analisar. Na segunda parte do curso, serão feitos recortes, a partir das pesquisas em andamento desenvolvidas no núcleo, com o objetivo de focar mais diretamente nos seguintes temas: questões raciais e de gênero, violência e criminalidade, questões ambientais, mídia, memória, literatura e cultura.

Alunes da PUC devem se inscrever através dos códigos de disciplina COM 2210, IRI 2189 ou JUR 2534 no período regular de matrículas ou no DE/PARA (clique aqui para ver o calendário de matrículas). Alunes de outras universidades podem se comunicar com o Núcleo por meio do endereço iberoamericano@puc-rio.br ou escrever diretamente ao departamento responsável pelo código de disciplina escolhido. Alunes ouvintes serão aceites após a divulgação da confirmação das matrículas.