Sanctions, informalization and the movement towards authoritarian capitalism in Venezuela: com Benedicte Bull, University of Oslo

Na próxima terça-feira, 19 de abril, iremos realizar o evento “Sanctions, informalization and the movement towards authoritarian capitalism in Venezuela” com a professora convidada Benedicte Bull (Centre for Development and the Environment, University of Oslo) e mediação da professora Monica Herz.

19/04 às 13:00. Evento presencial.
Campus da PUC-Rio, Gávea. Prédio IAG, sala I006, térreo.

Sobre Benedicte Bull:

Seus interesses de pesquisa se concentram na relação entre política, economia e desenvolvimento e como as condições internacionais afetam as possibilidades de estabelecer boas instituições que facilitem mudanças sociais positivas. Seu foco principal geograficamente é a América Latina, e nos últimos anos tem focado particularmente na Venezuela. Pesquisa especialmente para a relação entre a política e as elites empresariais através de muitos projetos. Agora Bull lidera três projetos: 1) um que analisa a importância da China para a cooperação internacional, a democracia e o meio ambiente na América Latina e na África, 2) um que pesquisa o papel das pequenas empresas para o desenvolvimento e redução da violência em grandes cidades violentas no Sul, e 3) um que olha para o desenvolvimento econômico na Venezuela, com foco particular na importância das sanções internacionais para a relação entre as elites públicas e privadas. Já liderou um projeto sobre as estratégias dos grupos econômicos centro-americanos em uma economia globalizada e outro sobre a importância da mudança de elites para a política ambiental na América Latina. Antes disso, pesquisou a importância das empresas privadas globais para as organizações da ONU e as políticas dos bancos multilaterais. Uma razão importante para seu interesse na relação entre elites e instituições é a importância que ela tem para a desigualdade social e econômica. Através do seu trabalho com elites e instituições na América Latina, também se interessou cada vez mais pela economia ilegal e como as organizações que surgem nela desafiam e cooperam com as elites tradicionais.